quinta-feira, 3 de março de 2016

Romantismo Pt

O que é romantismo?

  O romantismo foi um movimento artístico do século XIX, que teve influência nas artes plásticas, músicas, literatura, e em várias outras manifestações de arte.
  É uma expressão usada para designar uma situação que envolve um universo romântico, poético, ou romanesco. Está associado a ternura, a paixão, e a sensibilidade.
  O romantismo surgiu graças a mudanças de mentalidade que ocorreram no fim do século XVIII. O romantismo foi marcado pelo regresso ao mundo medieval e uma oposição ao classicismo grego.
  A designação "romântico" foi usada pela primeira vez por volta de 1750 na Inglaterra, de forma pejorativa em relação a novelas pastoris e de cavalaria. No entanto, mais tarde o sentido depreciativo foi perdido, sendo usado por Rousseau como sinônimo de pitoresco ou sendo usado para descrever uma sensação causada por uma paisagem.

Romantismo em Portugal

O romantismo é a escola literária que sucede o Arcadismo, que surge num momento histórico de insatisfação e transformação econômica, política e social, destacando-se a Revolução Francesa, as guerras Napoleônicas e as Revoluções de 1830 e 1848. Assim, mais do que o estudo literário, as escolas literárias sugerem o estudo dos acontecimentos históricos da época em que surgem.

Principais características

Além do byronismo, do egocentrismo, do mal-do-século, do medievalismo, e da religiosidade, são características do Romantismo:

-Libertação estilística: O Romantismo é oposição ao Classicismo dada a liberdade da criação existente nesse novo estilo que dispensa as regras exaltadas pelos clássicos e, inclusive, faz uso de uma linguagem muito próxima à coloquial.

-Subjetivismo: Valorização de opiniões e expressão de pensamento de acordo com as percepções individuais em detrimento da objetividade.

-Sentimentalismo: Exaltação dos sentimentos, em detrimento do racionalismo. Há uma forte expressão de tristeza, melancolia e saudade.

-Idealização: Visão ideal das coisas, que não são vistas de forma verdadeira, mas idealizadas, perfeitas.

-Nacionalismo ou patriotismo: Como uma forma de recuperar o orgulho português e os seus valores, a pátria é exaltada, destacando-se apenas suas qualidades.

-Culto ao fantástico: Forte tendência para a fantasia, para os sonhos, em detrimento à razão.

-Culto à natureza: Forte tendência para expressar sentimentos situando-os em ambientes naturais.

-Saudosismo: Necessidade de refugiar-se no passado, com forte expressão de melancolia e saudade.

Gerações românticas: principais autores e principais obras.

  O romantismo é marcado por três gerações. Citamos seus principais autores e respectivas obras:

  Geração romântica portuguesa

-Almeida Garret: escreveu teatros (O Alfageme de Santarém, D.Filipa de Vilhena, A Sobrinha do Marquês, Frei Luís de Sousa) novelas (O Arco de Sant’Ana e Viagens na Minha Terra) e poesias (Camões, Lírica de João Mínimo, Flores sem Fruto, Folhas Caídas).

-Alexandre Herculano: escreveu poesias (O Soldado, A Vitória e a Piedade, Tristezas do Desterro, O Mosteiro Deserto, A volta do Proscrito), romances (O Bobo, Eurico, o Presbítero, O Monge de Cister), lendas e narrativas (A Abóbada, O Bispo Negro, Dama Pé de Cabra), historiografia (Apontamentos para a História dos Bens da Coroa e Forais, História de Portugal).

-Antônio Feliciano de Castilho: escreveu Escavações Poéticas, Crônica Certa e Muito Verdadeira da Maria da Fonte, Tosquia de um Camelo, Ajuste de Contas.

-Oliveira Marreca: economista, escreveu um dos primeiros tratados de economia em Portugal, intitulado Noções Elementares de Economia Política, entre outros vários artigos sobre a mesma ciência.

  Geração romântica portuguesa

-Camilo Castelo Branco: escreveu Inspirações, Um livro, Ao Anoitecer da Vida, Pundonores Desagravados, Delitos da Mocidade, Murraça, Esboços de Apreciações Literárias, Curso de Literatura Portuguesa, O Eco Nacional, O Nacional, Amor de Perdição, Queda de Um Anjo, A Bruxa do Monte Córdova, A Mulher fatal.

  Geração romântica portuguesa

-Júlio Diniz: escreveu As Pupilas do Senhor Reitor, Uma Família Inglesa, A Morgadinha dos Canaviais, Os Fidalgos da Casa Mourisca, Serões na Província.